12ª COMPANHIA PM INDEPENDENTE DE MEIO AMBIENTE E TRÂNSITO

PELOTÃO DE POLICIA AMBIENTAL / PERD

Acompanhe os serviços prestados pela Policia Ambiental  Militar. 

Local: Parque Estadual do Rio Doce : Minas Gerais

  Interesses

  • Mostrar para todos que depredam a Natureza

  • que existem pessoas que lutam para coibir aqueles que praticam o crime contra a natureza

    1 - Fiscalizar:
    - as explorações florestais;
    - o transporte de produtos e subprodutos florestais;
    - o transporte e o comércio de pescados;
    - o transporte e o comércio de plantas vivas, procedentes de florestas;
    - os desmatamentos e queimadas;
    - os criadouros de animais silvestres;
    - as atividades de pisciculturas.
      

    • 2 - Coibir as atividades poluidoras do meio ambiente.
    • 3 - Implementar campanhas educativas na área ambiental.
    • 4 - Cooperar com as Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, fornecendo relatórios e laudos necessários para dar início à ação penal e civil de reparação de danos ao meio ambiente.
    Cabe ainda ressaltar que o Poder de Polícia Ambiental conferido à Polícia Militar Ambiental tem respaldo na Lei Federal nº 6.938 de 31/Ago/81,
       com redação dada pela lei 7.804, de 18/Jul/89, que dispõe sobre a Polícia Nacional do Meio Ambiente.
    A Polícia Militar Ambiental foi contemplada como integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), em virtude do estabelecido no Art. 6º da lei federal:
    "Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, DOS ESTADOS,... responsáveis pela proteção e melhoria da qualidade ambiental, constituirão o Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA."
    A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul,apesar das atuais dificuldades, está fazendo a parte que lhe cabe, exercendo as atividades de policiamento e de fiscalização ambiental em todo o Estado, através da Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental.
    • Eficiência soma resultados

    Nos últimos dez anos, a ação eficiente da Polícia Militar Ambiental no diversos ecossistemas do país contribuiu para a conservação mostrando os seguintes resultados: Redução do contrabando e comércio ilegal de animais silvestres;
    - Maior controle de desmatamento da Mata Atlântica;
    - Controle total da caça ilegal de jacaré no Pantanal;
    - Elaboração e implantação de programas para capacitação interna;
    - Implantação e execução de diversos programas de educação ambiental;
    - Controle das ações ilegais de extração mineral;
    - Apoio a diversos programas de pesquisas

 

 

Conheça um pouco sobre o Parque Estadual do Rio Doce

Localizado na região do Vale do Aço, a 248 km de Belo Horizonte, nos municípios de Marliéria, Timóteo e Dionísio, com uma área de 35973 ha. É um dos maiores reservatórios de recursos genéticos do Brasil.A floresta tropical do Parque, maior área contínua preservada de Mata Atlântica em Minas Gerais, abriga 400 espécies de aves, dez mil espécies botânicas, além de espécies ameaçadas de extinção como o macaco mono-carvoeiro, a onça-pintada e o macuco.

O parque tem 42 lagoas, com 17 espécies de peixes. A maior e mais bonita é a Dom Helvécio, com mais de seis quilômetros quadrados e profundidade de mais de 32 metros.

Ao lado do Pantanal Matogrossense e da Amazônia, o Parque é um dos maiores sistemas de lagos do país. É reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera.

O Parque é um dos três maiores sistemas de lagos que ocorrem no Brasil, juntamente com o Pantanal Matogrossense e o sistema Amazônico. Seu sistema é denominado depressão interplanáltica do Rio Doce sendo constituído por cerca de 136 lagos, localizados em uma área de 35000 ha e a 300 m de altitude. Os lagos estão localizados em uma floresta tropical úmida, a 20 m acima do nível do Rio Doce, não apresentando conexão com o sistema fluvial. A pluviosidade média anual é de 1480,3 mm, temperatura média anual de 21,9°C e período de déficit hídrico de maio a setembro.

O Parque do Rio Doce possui uma área de camping para 250 barracas com vestiários, restaurante e estacionamento; um centro de treinamento com salas de aula e lanchonete; um centro de informação e educação ambiental, auditório com capacidade para 100 pessoas, mirante, biblioteca especializada e sala para exposições ; um centro de pesquisas com viveiro onde são produzidas mudas de espécies nativas, laboratórios, herbário de referência e alojamento para pesquisadores; além de contar com área administrativa, pelotão de polícia florestal e uma capela. No Parque do Rio Doce o visitante poderá tomar um gostoso banho de lagoa, observar a natureza do mirante, passear de barco, fazer trilhas interpretativas acompanhadas pelos guarda parques, praticar a pesca desportiva e ver com relativa frequência , a cutia, o macaco prego, o jacu, o quero quero e o jacaré de papo amarelo.

O acesso ao Parque é feito pela BR 262 BH/Vitória, entroncamento para São José do Goiabal (36 km de estrada não pavimentada), ou pela BR 381 BH/Governador Valadares, via entroncamento para Timóteo (20 km de estrada não pavimentada).

Ao visitar o Parque Estadual do Rio Doce, vale a pena conhecer a trilha "Grota do Vinhático", fazer caminhadas ecológicas e estar em contato direto com espécies da Mata Atlântica, além de tomar um refrescante banho de lagoa, fazer uma boa pescaria e apreciar a vista do mirante.

Informações e Reservas pelo telefone (031) 3822-3006

Conheça um pouco do nosso trabalho

Oficina de Capacitação para Membros do Conselhos Consultivos para Unidades de Conservação do Instituto Estadual  de Florestas realizado nos dias 27-28 e 29 de Julho de 2009 no  Parque Estadual  do Rio Doce (PERD).

Visita de uma comitiva Alemã do PROMATA ( Programa de Recuperação da Mata Atlântica em Minas Gerais) no Parque Estadual do Rio Doce. Eles vieram em dois helicópteros, sendo um da PMMG e o outro do IEF.

  Prisão de um caçador que utilizou de fação para abater um um lagarto

Encaminho release alusivo a prisão de um caçador que utilizou de fação para abater um um lagarto, conhecido popularmente por "tiú", animal da Fauna Silvestre Brasileira. Tinha também um outro caçador que evadiu-se do local não sendo localizado.As bicicletas utilizadas como meio de transporte foram apreendidas.

 HOMENS SÃO PRESOS POR POLICIAIS AMBIENTAIS COM ARMA DE FOGO E ARMA BRANCA

Em data de 18 de setembro de 2010, por volta de 15h20min, os militares do 3º Pelotão de Polícia Militar Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce, Ten José Maria e Sgt Anselmo, quando de fiscalização na área do Pelotão, abordaram dois homens  que transitavam em duas bicicletas pela zona rural da localidade conhecida como “Areias”, Município de Dionísio/MG.

Com o autor Geraldo Santiago Ferreira, 47 anos, foi encontrado em sua perna, próximo a sua botina, 01 garrucha de dois canos, calibre .32, com dois cartuchos intactos e com o autor Benedito Lino dos Santos, 63 anos, foi encontrado em sua cintura, acomodado em uma bainha de couro, 01 faca tipo peixeira, com aproximadamente 17 cm de lâmina.Diante dos fatos, os autores foram presos em flagrante e conduzidos a DePol de São Domingos do Prata/MG, juntamente com as armas, onde o Sr Geraldo Santiago Ferreira, foi autuado em flagrante Delito. O Sr Benedito Lino dos Santos, foi ouvido em TCO e liberado.

17/02/2011 Encaminho release alusivo a prisão de 03 autores na pratica de pesca proibida em lagoa no interior do Parque Estadual do Rio Doce e de caça predatória. Foram apreendidos diversos materiais de pesca e um animal abatido da Fauna Silvestre Brasileira, conhecido por "Cotia".     

13/02/2011  Encaminho release alusivo a prisão de 04 (quatro) caçadores que utilizavam farto armamento para a caça predatória de animais silvestres. Foram apreendidos um total de 11 (onze) armas de fogo por militares ambientais do Parque Estadual do Rio Doce.

  13/02/2011  Encaminho release alusivo a prisão de 04 (quatro) caçadores que utilizavam farto armamento para a caça predatória de animais silvestres. Foram apreendidos um total de 11 (onze) armas de fogo por militares ambientais do Parque Estadual do Rio Doce.

 

Campanha de Reflorestamento

        Policias Florestais, Fizaram campanha de reflorestamento, distribuindo mudas de árvores aos moradores do entorno do parque, na região de Pingo D'água.

 

Encaminho release alusivo a apreensão de arma de fogo no entorno do Parque Estadual do Rio Doce, e equipamentos de pesca e pássaros da Fauna, por militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental.17/01/2011

PMs AMBIENTAIS DO PARQUE ESTADUAL DO RIO DOCE, PRENDE AUTOR POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E FARTO MATERIAL DE PESCA DE USO PROIBIDO.

Prisão de um autor por Posse Ilegal de Arma de Fogo e farto material de pesca de uso Proibido na localidade denominada "Firma Araújo" zona rural de São José do Goiabal. Havia também um mandado de prisão para o autor que foi autuado em flagrante delito.

A Primeira release alusivo ao resultado da Operação Piracema que ocorreu no Parque Estadual do Rio Doce e seu entorno. Operação esta comandada pelo 2º Ten Xerxes. Nesta release além da apreensão de 05 armas de fogo, foram apreendidas apetrechos de pesca de uso proibido.

 

Encaminho release alusivo a apreensão de menor infrator, de 15 anos, que portava duas armas de fogo (espingardas) no entorno do Parque Estadual do Rio Doce, por militares do 3º Pelotão MAMB/PERD. O menor informou que praticava o ato de caça predatória em lagoa no entorno do parque.

No período de 25 à 27 de Janeiro de 2011, militares da 12ª Cia Ind MAT, desencadeou nos municípios de Dionísio, Marliéria, Bom Jesus do galho e Caratinga e trecho da Bacia e sub bacia do Rio Doce, pertencente ao 3º Pelotão de Polícia Ambiental do Parque Estadual do Rio Doce, uma operação de fiscalização de pesca “Piracema”.

Treze militares da Cia participaram da Operação, juntamente com três agentes do IEF/PERD, que utilizaram  04 viaturas, 02 motocicletas e um barco.

Após denúncia, os militares, Sgt Adail, a equipe do Cb Cunha, acompanhados dos agentes do IEF, vistoriaram as margens da estrada que liga os municípios de Pingo D’’água ao Distrito de Cava Grande, Marliéria, onde encontraram em meio a vegetação 04 armas de fogo de fabricação artesanal conhecidos como (toco ou Cotoco). As armas foram recolhidas e encaminhadas a DePol de Timóteo. Autores não foram localizados.

              Durante patrulhamento pela zona rural de Revés do Belem/Bom J. do Galho, a equipe do Sgt Evaldo, fez o recolhimento de uma espingada de fabricação caseira, 02 fisgas (artefatos utilizados para abater animais silvestres), 71 pindas (boinhas) e uma tarrafa que estava em um acampamento abandonado. Autores não encontravam-se no local.

Já no patrulhamento aquático no rio Doce, a equipe do Sgt Dutra, recolheu 08 (oito) redes de emalhar e (01) uma tarrafa, que foram apreendidas e encaminhas ao IEF/PERD

 POLICIA AMBIENTAL REALIZA INCURSÃO E APREENDE UMA ESPINGARDA. 

LOCAL: PROXIMIDADES DA LAGOA HORTÊNCIA, ZONA RURAL DE BOM JESUS DO GALHO. 

Em data de 23/03/2012, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Sgt Gonzaga e Sd Teixeira, durante o patrulhamento pelo município de Bom Jesus do Galho, deslocou até um local próximo a lagoa Hortência com intenção de encontrar um cidadão que, segundo informações, estaria praticando ato de caça predatória. No local, os militares perceberam vestígios do infrator e decidiram realizar uma incursão e busca intensa no interior da mata. No decorrer da operação foi encontrada uma bolsa com diversos materiais utilizados para a caça e ainda uma espingarda chumbeira de fabricação caseira com grande probabilidade de ser de autoria do cidadão.

Depois de horas de busca a equipe decidiu aguardar em uma das saídas do local, contudo, sem êxito.

A arma de fogo apreendida foi encaminhada a Delegacia de Policia Civil juntamente com as informações sobre o autor já identificado.       

 MILITARES AMBIENTAIS PARTICIPAM DE CURSO DE TÉCNICA DE EMPREGO

DE AERONAVES EM COMBATE DE INCÊNDIOS FLORESTAIS 

HISTORICO: No período de 20 à 22 de março de 2012, ocorreu nas dependências do Parque Estadual do Rio Doce o Curso TEACIF (Técnica do Emprego de Aeronaves em Combate a Incêndios Florestais), com a coordenação técnica de Denise Avelar, do PREVINCÊNDIO/IEF, e com o instrutores, o Cap PM Frederico Geraldo Ferreira e Sgt Ronaldo Martins da Silva, do BTL Rp Aer/PMMG. O Curso de TEACIF é destinado ao treinamento de pessoal empregado nas operações de combate a incêndios florestais, tais como, Bombeiros Militares, policiais brigadistas, voluntários, funcionários de reservas, guarda-parques, enfim, todas as pessoas que de alguma forma poderão auxiliar nos trabalhos de combate a incêndios.Como nos combates de incêndio é imprescindível a alocação de recurso aéreo, todas as pessoas envolvidas devem estar preparadas para atuarem embarcados em helicóptero e executar manobras (embarque e desembarque) com segurança e agilidade.Além disso, o curso visou analisar o desempenho de cada pessoa quanto ao “stress” de se operar com um equipamento capaz de alçar voo, bem como e obrigação de todo operador de aeronave treinar as pessoas envolvidas nas operações aéreas, sejam elas piloto ou simplesmente passageiros.Participaram do treinamento 26 alunos, sendo 03 militares ambientais, Sgt Barbosa, Cb Iris e Sd Wedson e os demais alunos do IEF e de empresas parcerias da região, onde teve a presença do helicóptero do IEF, Guará 01.

Após o treinamento, o helicóptero foi utilizado pela Polícia Ambiental para a fiscalização no interior do PERD diversas lagoas de difícil acesso, como forma de monitoramento e prevenção a prática de caça e pesca predatória.

 

 MILITARES AMBIENTAIS PRENDEM PESCADORES POR TRANSPORTAR PESCADOS NATIVOS COM TAMANHO INFERIOR AO PERMITIDO

No final da tarde de 18 de março de 2012, durante patrulhamento ambiental na região de Baixa Verde, município de Dionísio,  a equipe de militares do 3º Pelotão de Policia Militar Ambiental! “Sargento Agenor de Almeida Costa” do Parque Estadual do Rio Doce, composta pelo Sgt Batista, Cb Geraldo e Cb Gerson, prenderam em flagrante 03 (três) pescadores que transportavam pescados nativos da bacia com tamanho inferior do permitido.Os infratores haviam acabado de capturar os peixes na Lagoa da Malba, zona rural de Dionisio. Diante dos fatos, os autores foram presos e conduzidos juntamente com os peixes e materiais utilizados na infração para delegacia de João Monlevade, onde foram autuados em flagrante  delito pelo Delegado de plantão.Foram lavrados em desfavor dos infratores os Autos de Infrações correspondentes.

 

 PATRULHA AMBIENTAL REALIZA PALESTRAS DE CONSCIENTIZAÇÃO E USO RACIONAL DA ÁGUA. 

No período de 19 à 26/03/2012, militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, realizaram palestras educativas tendo o tema principal a conscientização do uso racional da água em várias escolas do entorno da Unidade de Conservação. Foram realizadas palestras na Escola Estadual Dona Jacy Francisca Garcia, em Baixa Verde e Escola Estadual Paulo de Assis Castro, em Conceição de Minas, ambas em Dionísio; na Escola Municipal José Pedro da Silva e Escola Estadual em Horto Belém, em Cava Grande, ambas no município de Marliéria; na Escola Municipal vereador João Gonzaga dos Reis de Pingo D’Agua e Escola Estadual João Paulo II, em Revés do Belém, Bom Jesus do Galho e por fim, na Escola Municipal Borges da Costa, em Córrego Novo.

A palestra intitulada “REDE AMBIENTAL VERDE VIDA” com o tema central “O DIA MUNDIAL DA AGUA”, foi criado pela Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) em 22 de fevereiro de 1993, com o objetivo de: tratar de assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável; aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água, fontes e suprimentos de água potável; aumentar a consciência dos governos, de agências internacionais, organizações não governamentais e setor privado.

Foram abordados ainda os seguintes tópicos: O ciclo da água no planeta e sua importância no mundo; localização dos estoques hídricos; estado físico da água; água no nosso corpo; fatores que podem causar a diminuição da água; uso da água no mundo (Brasil); como podemos economizar água, coleta seletiva; uso doméstico da água; recuperação das áreas verdes e matas; dentre outros.  No dia 22/03/2012 foi realizado, em conjunto com os alunos e professores da Escola Municipal José Pedro da Silva, distribuições de mudas de árvores nativas reproduzidas no viveiro do Parque estadual do Rio Doce.Cerca de 1038 pessoas, entre alunos, professores, diretores e secretários de ensino e de Meio Ambiente participaram das palestras.

R E L E A S E

EMENTA: POLICIA AMBIENTAL EFETUA A PRISÃO DE UM CIDADÃO POR POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E APREENDE MATERIAIS DE PESCA DE USO PROIBIDO. 

Em data de 14/04/2012, a equipe de militares do 3º Pelotão de Polícia Ambiental ‘’Sargento Agenor de Almeida Costa’’, localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Cb Iris, Sd Teixeira e Sd Elvio, durante operação de combate a caça e captura de animais da fauna silvestre no município de Bom Jesus do Galho, após levantamentos, deslocaram para a comunidade de Passa Dez, onde um cidadão estaria de posse irregular de um revolver calibre 38.No local, após ser localizado o autor, este relatou que possuía uma arma de fogo em sua residência, um revolver calibre 38 com seis munições, quando buscou a referida arma e munições e as entregou aos militares. Diante dos fatos o cidadão foi preso e conduzido para a Delegacia de Policia Civil de Caratinga juntamente com a arma e as munições apreendidas, sendo o autor autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

Ainda, a equipe de militares Sgt Cunha, Cb Luiz Carlos e Sd Lúcio e o fiscal Ambiental Valter Lima do IEF, realizaram um patrulhamento embarcado na Lagoa do Aníbal, localizada no interior do Parque Estadual do Rio Doce, onde encontraram 05 redes de emalhar de espera fixa que são apetrechos de pesca de uso proibido para a categoria amadora. Os materiais foram apreendidos e encaminhados ao núcleo do IEF do Parque Estadual do Rio Doce.

 
   

Tenente José Maria Comandante do 3º Pelotão MAMB/PERD

Contatos:

Ten José Maria - (031)38442200  ou  (031)85771820   Disk Incêndios:08002831291  Destacamento:(33) 3353-6120

Interesses

 

Continue aqui e veja as ultimas apreensões